Estabelecer as normas e diretrizes para a realização do Campeonato Baiano de Triathlon 2025, abrangendo as diversas modalidades. Este regulamento tem como objetivo garantir a uniformidade e o padrão técnico das competições sancionadas ou organizadas pela FEBATRI, promovendo a evolução do Triathlon no Estado da Bahia. Além disso, busca fomentar a prática do esporte, assegurar a integridade das disputas, incentivar a participação de Triatletas em diferentes níveis e fortalecer a representatividade estadual no cenário nacional e internacional.
Estão aptos a disputar o título de Campeão Baiano de Triathlon 2025 em cada modalidade e circuito, todos os atletas devidamente regularizados (Federados) junto à Federação Baiana de Triathlon (FEBATRI).
A regularização será confirmada mediante o cumprimento das seguintes condições:
As competições de Triathlon são de natureza extenuante, exigindo alto nível de preparo físico e psicológico dos participantes. Portanto, é de responsabilidade exclusiva de cada atleta assegurar sua aptidão para participar das etapas do Campeonato Baiano de Triathlon 2025.
Para competir, os atletas devem atender às seguintes condições:
Essas diretrizes buscam garantir que a saúde e o bem-estar dos atletas sejam priorizados, promovendo uma competição segura e justa para todos os participantes
O Campeonato Baiano de Triathlon 2025 será disputado ao longo do ano, com base nas etapas de cada modalidade e circuito programadas no calendário oficial.
1. Modalidades e Etapas Válidas para o Ranking 2025:
2. Critérios Gerais para o Ranking:
3. Pontuação e Desempate:
4. Cancelamentos e Ajustes:
Este regulamento busca assegurar um campeonato dinâmico e competitivo, promovendo equilíbrio técnico e oportunidades para todos os atletas inscritos.
Os locais e horários de cada etapa do Campeonato Baiano de Triathlon 2025 serão divulgados nas páginas oficiais de inscrição de cada evento, com as informações detalhadas sobre o início das provas, procedimentos de check-in, abertura da área de transição, e horários de briefing e premiação.
A organização se compromete a fornecer todos os detalhes logísticos com antecedência, garantindo que os atletas e equipes possam se planejar adequadamente para a participação nas competições.
Essas disposições visam garantir que todos os participantes tenham acesso a informações claras e atualizadas sobre os eventos, promovendo a organização e o bom andamento das competições.
A participação em cada etapa do Campeonato Baiano de Triathlon 2025 deverá ser realizada exclusivamente por meio dos sites oficiais de inscrição informados pela FEBATRI, para cada evento e modalidade. A seguir, as regras detalhadas para o processo de inscrição e suas condições:
Essas disposições visam assegurar a transparência, a segurança e a integridade do processo de inscrição, garantindo uma participação justa e segura para todos os atletas no Campeonato Baiano de Triathlon 2025.
O Campeonato Baiano de Triathlon 2025 premiará os atletas de acordo com suas colocações em diferentes categorias, com o objetivo de reconhecer o desempenho tanto dos atletas da categoria Faixas Etárias (Age Group) quanto dos Triatletas da categoria PCD. A seguir, as regras detalhadas sobre premiação:
Essas disposições visam garantir um processo claro e justo para a premiação, reconhecendo o esforço e o desempenho de todos os atletas, além de promover uma celebração do esporte e da competição em cada etapa do campeonato.
8.1. RANKING MODALIDADE:
Cada etapa pontuará os atletas nas categorias da seguinte forma:
a) A base de pontos será de 300 pontos e pontuam de forma decrescente apenas os 10 primeiros colocados;
b) A base de pontos refere-se ao primeiro colocado. Para os demais atletas que pontuarem, diminui-se 7,5% da pontuação anterior com rolagem direta até o 10º lugar;
c) Os atletas que chegarem após o 10o lugar, receberão 100 pontos;
Ao final de todas as etapas do campeonato serão considerados os Campeões Baianos das respectivas categorias (masculino e feminino), seguidos do vice e terceiro lugares, os atletas que obtiverem a maior soma de pontos dos seus resultados durante o campeonato, conforme regra de pontos por etapa em cada modalidade, receberão certificados.
O Congresso Técnico é um evento obrigatório para os atletas e serão realizados anteriormente a cada etapa do campeonato.
O Congresso Técnico é um evento presencial, mas poderá, em alguns casos e com prévio aviso, ser realizado de forma VIRTUAL.
Presidirá o congresso, um integrante da FEBATRI ou substituto designado, além de estarem presentes à mesa os membros da diretoria da FEBATRI, patrocinadores, autoridades coordenadores de arbitragem quando solicitados.
No congresso técnico serão apresentados e esclarecidos todos os detalhes e/ou alterações da competição tais como: percurso, atenção às regras, alterações do regulamento e conduta dos atletas. Onde serão entregues os Kits de competição com: numeração oficial, touca (se houver) e convites para os cerimoniais (se houverem).
O atleta que não participar do congresso técnico, quando for presencial, não terá direito de “protocolar “ recurso e poderá sofrer penalidades.
São considerados árbitros da FEBATRI: o Diretor Técnico da FEBATRI (DT), o Coordenador de Arbitragem (CA), o Diretor da Prova (DP), e os Árbitros de Competição (AC) designados para a natação, transição, ciclismo, corrida, resultados, segurança e apoio.
Será formada a Comissão Disciplinar para situações especiais com os seguintes integrantes: Dois diretores, indicados pelo presidente ou substituto e um representante dos atletas.
A data e horario do check-in das bicicletas será realizado no congresso técnico, sendo de responsabilidade do atleta estar em condições para disputar cada etapa. Será permitido acesso somente de bicicletas com condições de prova, ou seja, peças firmes e ajustadas, freios em bom funcionamento, pneus bem fixados, e capacetes com feixes de segurança em perfeito estado de funcionamento. Não será permitido ao atleta depois de feito o check in sair do bicicletário e entrar novamente.
No dia da Prova será permitida a entrega, no bicicletário, de óculos, sapatilha, capacete (obrigatório) e Kit de corrida, tudo perfeitamente numerado. Após o check in da bicicleta, esta, não poderá mais sair até o início e fim da etapa do ciclismo, tendo que permanecer no seu box correspondente. O atleta deverá deixar a área de transição com a camisa vestida, o número oficial à frente de maneira bem visível. O atleta só poderá subir e descer de sua bicicleta após a faixa de desaceleração (área de monte e desmonte), no final da transição.
A numeração do atleta será fornecida pela FEBATRI. O atleta é responsável pelo seu número, que deverá deixa-lo visível durante a prova até a chegada, para que os árbitros possam realizar os devidos controles e anotações. Será permitida propaganda dos patrocinadores no uniforme do atleta, não sendo permitido propagandas políticas ou abusos de linguagem. Atletas que transgredirem estas normas estarão sujeitos a advertência, desclassificação e ou suspensão.
Os atletas deverão devolver o CHIP da cronometragem logo após a realização da prova, no local e horário indicados durante o Congresso Técnico. Aqueles que não devolverem, deverão fazer o pagamento correspondete no valor de R$200,00, con a finalidade de repor o produto. Caso não haja a devolução ou pagamento da reposição, o atleta estará inapto a participar das provas até que regularize esta condição.
14.1. NATAÇÃO:
Se a organização do evento vier a fornecer uma touca, será obrigatório o uso apenas da touca do evento. O uso dos óculos será opcional. Os atletas deverão nadar em trajes de banho com a numeração marcada em tinta pilot nos braços, costas e pernas (panturrilha e coxa) e ou adesivo (tatuagem temporária) fornecido pela organização. Não será permitido vestir a camiseta fora da área de transição.
14.2. CICLISMO:
14.3. CORRIDA:
Será permitido correr ou andar. Será sempre obrigatório o uso do ténis. O atleta deverá sair da área de transição com a camiseta vestida e o tênis calçado. Será sempre obrigatorio deixar a numeração fornecida de forma visível, devendo ultrapassar a linha de chegada com a numeração. Não será permitido correr com o dorso nu.
Não será permitido acompanhamento por estranhos à organização (Desclassificação).
Serão oferecidos líquidos durante o percurso e ao final da competição. A responsabilidade de manter-se no percurso e da contagem de voltas é do atleta.
14.4. TEMPO LIMITE:
Cada prova conterá o tempo limite para cada modalidade. Devendo o atleta a respeitá-la. Em caso de extrapolação do tempo limite da prova, caberá à organização da mesma realizar a retirada do atleta do percurso.
Todos os resultados finais devem ser pronunciados em até 2h após o término de cada etapa com tempos finais de cada atleta, assim como sua classificação (ou desclassificação), com a solenidade de premiação sendo realizada em seguida ou conforme orientada durante o congresso técnico.
15.1. RECURSOS:
Todo atleta poderá apresentar recurso contra o resultado de outro atleta, conforme o item 9º, através do representante dos atletas ou seu clube, no prazo máximo de até meia hora após divulgado o resultado, mediante preenchimento da ficha de recursos e o pagamento de R$150,00 (Cento e cinquenta reais). Se no julgamento o recurso for considerado procedente e deferido, o valor do depósito será devolvido ao reclamante. Desde que tenha participado do congresso técnico, com presença confirmada.
Triatletas realizam testes de limiar na piscina para a temporada 2023
Lista de atletas indicados pela FEBATRI para o Bolsa Esporte categoria Demanda Social